terça-feira, novembro 08, 2005

Claques III



Já por várias vezes me desloquei ao estádio do Restelo para assistir a jogos do Belenenses. Regra geral, o estádio encontra-se vazio. Regra geral, acedo ao acontecimento com um convite. Regra geral estes mesmos convites dão acesso a uma bancada que se encontra desprotegida da chuva e para onde são encaminhadas igualmente as claques das equipas adversárias!! O que se revela claramente necessário uma vez que são poucos os espaços livres naquele habitual mar de gente!

Felizmente as claques que até então marcaram presença tiveram um comportamento adequado ao evento, mas não será esta falta de cuidado um risco desnecessário?!

Mas nem sempre assim acontece. Quando se prevê à partida que o grupo de "apoio" seja constituído por meninos mal comportados, faz-se o que aconteceu no último encontro frente ao Boavista (5/11/05): Os "Panteras Negras", ficaram isolados, numa outra bancada, rodeados pelo corpo de intervenção; no final do encontro enquanto os adeptos da casa abandonavam o estádio, o tal grupo de apoio axadrezado evocava os mais belos insultos para ocupar o tempo enquanto os baby-sitter de capacete e cacetete se preparavam para os conduzir para fora do recinto. Assim que o fizeram, um cordão policial guiava as "tropas" directamente para o autocarro que os transportou. Assim que entraram, os meninos mal comportados resolveram mostrar o seu agrado pelo resultado

(um empate!!) saindo pelas escotilhas do autocarro e em cima deste saltando e, mais uma vez, insultando.

Já uma vez tinha colocado esta questão. E penso que devo referi-la novamente. Se estas pessoas que se deslocam aos estádios para apoiar...ah, peço desculpa, para insultar os restantes presentes no estádio (jogadores, adeptos, árbitros, etc.) e continuam a demonstrar que não são suficientemente sociáveis para se conseguirem deslocar e participar num evento desta natureza em baby-sitter, porque razão continuamos a deixá-los marcar presença nos estádios!?