quinta-feira, outubro 13, 2005

Na mercearia do bairro...



Enquanto esperava a minha vez de ser atendido, tive o privilégio de ouvir o seguinte diálogo entre uma típica mulher de bairro de Lisboa e o típico dono da mercearia do bairro, de Lisboa:
(Leiam tentando imaginar o sotaque das personagens. Torna tudo mais real.)
- Então mas ouve lá, vais-te casar é? - Perguntou o Sr. Teófilo.
- Não, estou a brincar. Quer dizer, ando a ver, ele até agora tem sido bom p'ra mim. Também não sou daquelas de andar sempre à espera, à espera, a ver se presta. Eu sei ver quando é que um homem é bom ou não vale nada. - Divagou a cliente.
- Mas ele é... - hesitante - escuro?
- Quer dizer, não é escuro, escuro, escuro. Mas é um bocadinho. Mas isso eu não me importa. Eu dou-me bem com toda a gente. A cor na interessa. Na é? - E rindo, virou-se para mim e continuou o seu discurso - Como diria o outro enquanto houver fruta à verga. - E continuou a rir.
O Sr. Teófilo que por breves instantes saíra de cena, regressa em força.
- Pois, claro. Mas pronto, eu... eu não sou racista mas... era um desgosto muito grande se os meus filhos.. quer dizer. Eu tenho um filho e uma filha e... eu não sou racista nem nada disso, mas era um desgosto que eu tinha... Mas isto não é ser racista.
- Pois. Mas eu dou-me bem com toda a gente. - Respondia a cliente.
- Mas olhe que é melhor ser pobre e trabalhador do que andar na droga. - Dizia agora o Sr. Teófilo. A reposta da cliente manteve o nível da conversa.
- Sim, claro. Melhor do que se fosse cigano. Cigano é que não.

O que vale é que ela se dá bem com toda a gente e que ele nem é racista!
Possivelmente para se ser racista seria necessário espancar alguém, de preferência um preto, porque racismo é mesmo é com os pretos e com os ciganos. Os outros devem ser imigrantes.

P.S.1 A propósito, se ainda forem a tempo, vejam um filme de nome Crash - Colisão. Com ele vão poder verificar o vosso grau de racismo. Será que há alguém que não o seja?

P.S.2 Aproveitem para ouvir a banda sonora. Há um exemplo no posto de escuta.

1 Comments:

At 11:20 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O Partido Nacional Renovador, acho q se chama assim, é tb um porta estandarte das ideologias neo nazis! Viu-se pelo apoio que deu e pelo que disse quando a extrema direita se manifestou contra o lobby gay. Outro comportamento nazi, xenófobo e anti-patriótico foi o que esses nazis fizeram: a saudação nazi enquanto cantavam o hino nacional português!

Os defensores da moral nem uma palavra disseram contra esses animais de m...! Aja paciência!

Nine Lil Chicken

 

Enviar um comentário

<< Home